quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Final de Semana de Circuito no Parque Nacional da Tijuca / A Weekend of Circuits at Tijuca National Park - 14, 15/08/2015.

Final de semana com circuito no Parque Nacional da Tijuca é uma boa pedida, principalmente quando chega um amigo montanhista de fora e você  quer apresentar as montanhas do Rio.

Dia 1- Fomos eu e Anderson Cruz, de São Paulo. Na sexta-feira, fizemos a subida do Pico da Tijuca pela trilha tradicional.

Vale ressaltar o espetáculo que uma família de macacos pregos proporcionou no meio da trilha. Com a calmaria de poucos visitantes, eles apareceram em bando e estavam em busca de alimentos. Fizemos silêncio e procuramos não causar interferência. Por isso, logo seguimos adiante.

Chegando no cume, céu limpo e sem nuvens, o visual estava espetacular. Aproveitamos para ir até o Tijuca-Mirim, conhecido como um segundo cume da montanha sendo que mais abaixo e menor.
Na descida, resolvemos pegar a trilha em direção às principais grutas do parque.
Silêncio reina na área, o ar gelado e só se ouve os pássaros e folhas que caem com o vento.
Continuamos e resolvemos seguir um caminho até o Morro do Vsconde, de onde se tem uma vista espetacular da Cascata Tayunay (a maior do parque).
Dali, resolvemos tomar direção do Açude da Solidão (travessia que vai sair no Museu do Açude e na estrada do Açude. Já estava escurecendo na mata quando chegamos ao final.
Pra fechar o dia, fomos tomar um Açaí no Tacacá do Norte (Flamengo).

Dia 2 – Resolvemos subir o Bico do Papagaio pela trilha normal. Pra variar, a vista espetacular. Resolvemos descer até o platô chamado de “varanda”. Fizemos uma pausa para descanso e apreciar a vista e as montanhas em volta.

Na descida, decidimos tomar uma trilha mais longa e interessante: o caminho da serrilha do Papagaio que passa por alguns mirantes e paisagens de tirar o fôlego. A trilha é bem íngreme em alguns pontos , compensado pelas constantes vistas do Pico da Tijuca e outras montanhas do parque.

Terminamos no final de tarde com aquela fome e já pensando nas próximas aventuras.

English

Weekend with a circuit in Tijuca National Park is a good choice, especially when you have a friend who comes from other state  and you want to introduce  the mountains of Rio.

Day 1 (Friday)- It was me and Anderson Cruz from São Paulo. We made the ascent of the Pico da Tijuca by the traditional route.
It is worth mentioning the show that a family of monkeys nails provided in the middle of the trail. With the lull of few visitors, they showed up in a big famly and were in search of food. We have done quietly and tryed not to cause interference and upset them. So then we went forward.

Arriving at the summit, clean and cloudless sky, the visual was spectacular. We take the opportunity to go to the Tijuca-Mirim, known as a second mountain ridge with more below and smaller.
On the descent, we decided to take the trail towards the main caves in the park.
Silence reigns in the area, the cold air and the only “noise” we could hear were the birds and falling leaves in the wind.
We continue and decided to follow a path up the hill from Visconde, from where one’s have spectacular views of the Cascade Taunay (the main fall and the largest in the park).

From there, we decided to take the direction of Açude da Solidão - Solitude Dam - (crossing that will come out at the Museum of Açude da Solidão and the road of same name. It was already getting dark in the woods when we reach the end.
To close the day, we went to Flamengo Neighborhood to have an Açai (the best in town).

Day 2 - We decided to climb up the Papagaio”s peak by the normal track. The views were spectaculars for a change. We decided go down to the plateau called "balcony". We paused to rest and enjoy the view and the mountains around.

On the way down, we decided to take a more long and interesting path: the trail of serrilha do papagaio passing by some viewpoints and breathtaking landscapes. The trail is quite steep at some points, rewarded by constant views of Tijuca Peak and other mountains of the park.

We finished in the late afternoon with that hunger and already thinking about the next adventures.